Logomarca - Valor Consulting Logomarca - Valor Consulting Fale Conosco
www.valor.srv.br                         www.valor.srv.br                         www.valor.srv.br                         www.valor.srv.br                         www.valor.srv.br
Logomarca - Valor Consulting

Registro C197 da EFD-ICMS/IPI (Sped-Fiscal) - Outras obrigações tributárias, ajustes e informações de valores provenientes de documento fiscal

1) Introdução:

Veremos neste capítulo do Guia Prático o layout do Registro C197 da EFD-ICMS/IPI (Sped-Fiscal), tem por objetivo detalhar outras obrigações tributárias, ajustes e informações de valores provenientes de documento fiscal do Registro C195, que podem ou não alterar o cálculo do valor do imposto.

Base Legal: Guia Prático da Escrituração Fiscal Digital - EFD-ICMS/IPI da Receita Federal do Brasil.

2) Layout:

O Registro C197 tem por objetivo detalhar outras obrigações tributárias, ajustes e informações de valores do documento fiscal do Registro C195, que podem ou não alterar o cálculo do valor do imposto.

Os valores de ICMS ou ICMS-ST (campo 07: "VL_ICMS") serão somados diretamente na apuração, no Registro E110 (Apuração do ICMS - Operações Próprias), campo "VL_AJ_DEBITOS" ou campo "VL_AJ_CREDITOS", e no Registro E210 (Apuração do ICMS - Substituição Tributária), campo "VL_AJ_CREDITOS_ST" e campo "VL_AJ_DEBITOS_ST", de acordo com a especificação do TERCEIRO CARACTERE do Código do Ajuste (Tabela 5.3 do Ato Cotepe/ICMS nº 09/2008 = Tabela de Ajustes e Valores provenientes do Documento Fiscal).

Observação: Este Registro será utilizado ainda por contribuinte onde a Administração Tributária Estadual exige, por meio de legislação específica, apuração em separado (sub-apuração). Neste caso o Estado publicará a Tabela 5.3 com códigos que contenham os dígitos "3", "4", "5", "6", "7" e "8" no 4º (quarto) caractere ("Tipos de Apuração de ICMS"), sendo que cada um dos dígitos possibilitará a escrituração de uma apuração em separado (sub-apuração) no Registro 1900 e filhos. Para que haja a apuração em separado do ICMS de determinadas operações ou itens de mercadorias, estes valores terão de ser estornados da Apuração Normal (Registro E110) e transferidos para as sub-apurações constantes do Registro 1900 e filhos por meio de lançamentos de ajustes neste Registro. Isto ocorrerá quando:

  1. o terceiro caractere do código de ajuste (Tabela 5.3) do Registro C197 for igual a "2 - Estorno de Débito" e o dígito do quarto caractere for igual a "3", "4", "5", "6", "7" e "8". Neste caso o valor informado no campo 07 ("VL_ICMS") irá gerar um ajuste a crédito (campo 07: "VL_AJ_CREDITOS") no Registro E110 e também um outro lançamento a débito no Registro 1920 (campo 02: "VL_TOT_TRANSF_DEBITOS_OA") da apuração em separado (sub-apuração) definida no campo 02 ("IND_APUR_ICMS") do Registro 1900 por meio dos códigos "3", "4", "5", "6", "7" ou "8", que deverá coincidir com o quarto caractere do "COD_AJ"; e
  2. o terceiro caractere do código de ajuste (Tabela 5.3) do Registro C197 for igual a "5 - Estorno de Crédito" e o dígito do quarto caractere for igual a "3", "4", "5", "6", "7" e "8". Neste caso o valor informado no campo 07 ("VL_ICMS") irá gerar um ajuste a débito (campo 03: "VL_AJ_DEBITOS") no Registro E110 e também um outro lançamento a crédito no Registro 1920 (campo 05: "VL_TOT_TRANSF_CRÉDITOS_OA") da apuração em separado (sub-apuração) que for definida no campo 02 ("IND_APUR_ICMS") do Registro 1900 por meio dos códigos "3", "4", "5", "6", "7" ou "8", que deverá coincidir com o quarto caractere do "COD_AJ".

Os valores que gerarem crédito ou débito de ICMS (ou seja, aqueles que não são simplesmente informativos) serão somados na apuração, assim como os Registro C190.

Este Registro só deve ser informado para as Unidades da Federação (UF) que publicarem a Tabela constante no item 5.3 do Ato Cotepe/ICMS nº 09/2008 - Tabela de Ajustes e Valores provenientes do Documento Fiscal.

CampoDescriçãoTipoTam.Dec.Entr.Saída
01 REG Texto fixo contendo "C197". C 004 - O O
02 COD_AJ Código do ajustes/benefício/incentivo, conforme Tabela indicada no item 5.3. C 010 - O O
03 DESCR_COMPL_AJ Descrição complementar do ajuste do documento fiscal. C - - OC OC
04 COD_ITEM Código do item (Campo 02 do Registro 0200). C 060 - OC OC
05 VL_BC_ICMS Base de cálculo (BC) do ICMS ou do ICMS-ST. N - 02 OC OC
06 ALIQ_ICMS Alíquota do ICMS. N 006 02 OC OC
07 VL_ICMS Valor do ICMS ou do ICMS-ST. N - 02 OC OC
08 VL_OUTROS Outros valores. N - 02 OC OC

Observações:

  1. Nível hierárquico: 4;
  2. Ocorrência: 1:N;
  3. Coluna Entrada e/ou Saída: O "O" significa que o campo deve ser sempre preenchido (ou apresentado). Já o "OC" significa que o campo deve ser preenchido (ou apresentado) sempre que houver a informação a ser apresentada. Por fim, o "N" significa que o Registro não pode ser preenchido (ou apresentado).
Base Legal: Guia Prático da Escrituração Fiscal Digital - EFD-ICMS/IPI da Receita Federal do Brasil.

2.1) Observações sobre o preenchimento:

* Campo 01 (REG): Valor Válido: [C197].


* Campo 02 (COD_AJ): Validação: verifica se o "COD_AJ" está de acordo com a Tabela da UF do informante do arquivo.


* Campo 04 (COD_ITEM): Preenchimento: deve ser informado se o ajuste/benefício for relacionado ao produto. Porém, quando não houver Registro C170, como NF-e de emissão própria, o "COD_ITEM" deverá ser informado no Registro 0200.


* Campo 07 (VL_ICMS): Preenchimento: valor do montante do ajuste do imposto. Para ajustes referentes a ICMS-ST, o campo "VL_ICMS" deve conter o valor do ICMS-ST. Os dados que gerarem crédito ou débito (ou seja, aqueles que não são simplesmente informativos) serão somados na apuração, assim como os Registro C190.


* Campo 08 (VL_OUTROS): Preenchimento: preencher com outros valores, quando o código do ajuste for informativo, conforme Tabela 5.3 do Ato COTEPE/ICMS nº 09/2008.

Base Legal: Guia Prático da Escrituração Fiscal Digital - EFD-ICMS/IPI da Receita Federal do Brasil.

2.2) Alterações do layout:

Até a última atualização desta publicação no Portal Valor Consulting, foram processadas as seguintes alterações no layout do Registro C197 da EFD-ICMS/IPI (Sped-Fiscal), conforme Guia Prático EFD-ICMS/IPI publicado no Portal do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). É a Equipe Valor Consulting trazendo o que há de melhor para vocês, nossos estimados leitores.

Precisou de assessoria e/ou consultoria em EFD-ICMS/IPI, entre em contato com nossa equipe comercial através do nosso Fale Conosco. Faça como outras empresas e profissionais, seja um cliente de valor você também!

VersãoVigente a partir deAlteração
Data
2.0.1006/201201/10/2012Dispensa de preenchimento dos campos PIS e Cofins em toda a EFD-ICMS/IPI.
2.0.1109/201210/10/2012Os contribuintes que entregarem a EFD-Contribuições relativa ao mesmo período de apuração do registro 0000 estão dispensados do preenchimento dos campos referentes às contribuições para PIS/COFINS.
2.0.1109/201210/10/2012Inclusão da obrigatoriedade dos registros por perfis.
Base Legal: Equipe Valor Consulting.
Informações Adicionais:

Este material foi escrito no dia 05/12/2013 pela Equipe Técnica da Valor Consulting e está atualizado até a legislação vigente em 02/04/2020 (data da sua última atualização), sujeitando-se, portanto, às mudanças em decorrência das alterações legais.

Não é permitido a utilização dos materiais publicados pela Valor Consulting para fins comerciais, pois os mesmos estão protegidos por direitos autorais. Também não é permitido copiar os artigos, materias e arquivos do Portal Valor Consulting para outro site, sistema ou banco de dados para fins de divulgação em sites, revistas, jornais, etc de terceiros sem a autorização escrita dos proprietários do Portal Valor Consulting.

A utilização para fins exclusivamente educacionais é permitida desde que indicada a fonte: "Valor Consulting. Registro C197. Disponível em: https://www.valor.srv.br/guias/guiasIndex.php?idGuia=58. Acesso em: 31/10/2020."