Logomarca - Valor Consulting Logomarca - Valor Consulting Fale Conosco
www.valor.srv.br                         www.valor.srv.br                         www.valor.srv.br                         www.valor.srv.br                         www.valor.srv.br
Logomarca - Valor Consulting

Evento S-2221 do Manual do eSocial - Exame Toxicológico do Motorista Profissional

1) Introdução:

Veremos neste item do Manual de Orientação do eSocial as informações técnicas do evento "S-2221 - Exame Toxicológico do Motorista Profissional".

Base Legal: Manual de Orientação do eSocial.

2) Informações técnicas:

Conceito do evento: Registrar as informações relativas ao exame toxicológico realizado pelo motorista profissional.


Quem está obrigado: O empregador que tenha contratado motorista profissional.


Prazo de envio: até o dia 07 (sete) do mês subsequente ao da obtenção do resultado.


Pré-requisitos: envio dos eventos "S-2200 - Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador" ou "S-2300 - Trabalhadores Sem Vínculo Emprego/Estatutário - Início".


Informações adicionais:

1) Nesse evento o empregador deve inserir as informações dos exames toxicológicos dos empregados que exercem a função de motoristas profissionais do transporte rodoviário de passageiros e do transporte rodoviário de cargas. Apenas os exames realizados após o início da obrigatoriedade de envio deste evento serão registrados no eSocial.

2) Na hipótese de o trabalhador ter sido admitido antes do início da obrigatoriedade desse evento no eSocial, deve ser informado somente o exame realizado no desligamento.

3) É possível indicar no campo {indRecusa} que o trabalhador se recusou à realização do exame toxicológico.

Base Legal: Manual de Orientação do eSocial.
Informações Adicionais:

Este material foi escrito no dia 27/10/2020 pela Equipe Técnica da Valor Consulting e está atualizado até a legislação vigente em 27/10/2020 (data da sua última atualização), sujeitando-se, portanto, às mudanças em decorrência das alterações legais.

Não é permitido a utilização dos materiais publicados pela Valor Consulting para fins comerciais, pois os mesmos estão protegidos por direitos autorais. Também não é permitido copiar os artigos, materias e arquivos do Portal Valor Consulting para outro site, sistema ou banco de dados para fins de divulgação em sites, revistas, jornais, etc de terceiros sem a autorização escrita dos proprietários do Portal Valor Consulting.

A utilização para fins exclusivamente educacionais é permitida desde que indicada a fonte: "Valor Consulting. Evento S-2221. Disponível em: https://www.valor.srv.br/guias/guiasIndex.php?idGuia=802. Acesso em: 26/11/2020."