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Taxa de Juros Selic - Mensal

Responsável: Banco Central do Brasil (Bacen).

A taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic), de natureza remuneratória, é uma taxa de juros para títulos públicos, fixada pelo Banco Central do Brasil (Bacen), aplicável pelas instituições financeiras e reflete a remuneração dos investidores nos negócios de compra e venda desses papéis.

No âmbito tributário, a taxa Selic para títulos federais passou a ser utilizada: a) no recolhimento em atraso de tributos e contribuições federais e; b) na compensação ou restituição de tributos e contribuições federais.

Nas duas hipóteses, utiliza-se a taxa Selic para títulos federais, acumulada em cada mês, que é divulgada pela Receita Federal, por meio de Atos Declaratórios do Coordenador-Geral do Sistema de Arrecadação e Cobrança. Abaixo relacionamos todas as taxas Selic publicadas pela Receita Federal no período de fevereiro de 1995 a abril de 2021. Mais uma vez a Valor Consulting trazendo material de qualidade aos nossos leitores!

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Ano/Mês Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
2021 0,15 0,13 0,20 0,21
2020 0,38 0,29 0,34 0,28 0,24 0,21 0,19 0,16 0,16 0,16 0,15 0,16
2019 0,54 0,49 0,47 0,52 0,54 0,47 0,57 0,50 0,46 0,48 0,38 0,37
2018 0,58 0,47 0,53 0,52 0,52 0,52 0,54 0,57 0,47 0,54 0,49 0,49
2017 1,09 0,87 1,05 0,79 0,93 0,81 0,80 0,80 0,64 0,64 0,57 0,54
2016 1,06 1,00 1,16 1,06 1,11 1,16 1,11 1,22 1,11 1,05 1,04 1,12
2015 0,94 0,82 1,04 0,95 0,99 1,07 1,18 1,11 1,11 1,11 1,06 1,16
2014 0,85 0,79 0,77 0,82 0,87 0,82 0,95 0,87 0,91 0,95 0,84 0,96
2013 0,60 0,49 0,55 0,61 0,60 0,61 0,72 0,71 0,71 0,81 0,72 0,79
2012 0,89 0,75 0,82 0,71 0,74 0,64 0,68 0,69 0,54 0,61 0,55 0,55
2011 0,86 0,84 0,92 0,84 0,99 0,96 0,97 1,07 0,94 0,88 0,86 0,91
2010 0,66 0,59 0,76 0,67 0,75 0,79 0,86 0,89 0,85 0,81 0,81 0,93
2009 1,05 0,86 0,97 0,84 0,77 0,76 0,79 0,69 0,69 0,69 0,66 0,73
2008 0,93 0,80 0,84 0,90 0,88 0,96 1,07 1,02 1,10 1,18 1,02 1,12
2007 1,08 0,87 1,05 0,94 1,03 0,91 0,97 0,99 0,80 0,93 0,84 0,84
2006 1,43 1,15 1,42 1,08 1,28 1,18 1,17 1,26 1,06 1,09 1,02 0,99
2005 1,38 1,22 1,53 1,41 1,50 1,59 1,51 1,66 1,50 1,41 1,38 1,47
2004 1,27 1,08 1,38 1,18 1,23 1,23 1,29 1,29 1,25 1,21 1,25 1,48
2003 1,97 1,83 1,78 1,87 1,97 1,86 2,08 1,77 1,68 1,64 1,34 1,37
2002 1,53 1,25 1,37 1,48 1,41 1,33 1,54 1,44 1,38 1,65 1,54 1,74
2001 1,27 1,02 1,26 1,19 1,34 1,27 1,50 1,60 1,32 1,53 1,39 1,39
2000 1,46 1,45 1,45 1,30 1,49 1,39 1,31 1,41 1,22 1,29 1,22 1,20
1999 2,18 2,38 3,33 2,35 2,02 1,67 1,66 1,57 1,49 1,38 1,39 1,60
1998 2,67 2,13 2,20 1,71 1,63 1,60 1,70 1,48 2,49 2,94 2,63 2,40
1997 1,73 1,67 1,64 1,66 1,58 1,61 1,60 1,59 1,59 1,67 3,04 2,97
1996 2,58 2,35 2,22 2,07 2,01 1,98 1,93 1,97 1,90 1,86 1,80 1,80
1995 0,00 3,63 2,60 4,26 4,25 4,04 4,02 3,84 3,32 3,09 2,88 2,78

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Taxa de Juros Selic:

A taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic), criado em 1980, é a taxa básica de juros da economia. É o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central do Brasil (Bacen) para controlar a inflação. Ela influencia todas as taxas de juros do país, como as taxas de juros dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras.

A taxa Selic refere-se à taxa de juros apurada nas operações de empréstimos de um dia entre as instituições financeiras que utilizam títulos públicos federais como garantia. O Bacen opera no mercado de títulos públicos para que a taxa Selic efetiva esteja em linha com a meta da Selic definida na reunião do Comitê de Política Monetária do Bacen (Copom).

O nome da taxa Selic vem da sigla do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. Tal sistema é uma infraestrutura do mercado financeiro administrada pelo Bacen. Nele são transacionados títulos públicos federais. A taxa média ajustada dos financiamentos diários apurados nesse sistema corresponde à taxa Selic.​

Quando o Bacen altera a meta para a taxa Selic, a rentabilidade dos títulos indexados a ela também se altera e, com isso, o custo da captação dos bancos muda. Uma redução da taxa Selic, por exemplo, diminui o custo da captação dos bancos, que tendem a emprestar com juros menores. Um aumento da taxa Selic, por outro lado, tem como reflexo um juros maior nos empréstimos concedidos pelos bancos.

No âmbito tributário, a taxa Selic para títulos federais passou a ser utilizada:

  1. no recolhimento em atraso de tributos e contribuições federais, a partir de 01/04/1995, conforme artigo 13 da Lei nº 9.065/1995;
  2. na compensação ou restituição de tributos e contribuições federais, a partir de 01/01/1996, conforme artigo 39, § 4º da Lei nº 9.250/1995.

Nas duas hipóteses, utiliza-se a taxa Selic para títulos federais, acumulada em cada mês, que é divulgada pela Receita Federal, por meio de Atos Declaratórios do Coordenador-Geral do Sistema de Arrecadação e Cobrança.

Resumo dos indicadores econômicos e financeiros
Indicador Órgão Abr/20 Mai/20 Jun/20 Jul/20 Ago/20 Set/20 Out/20 Nov/20 Dez/20 Jan/21 Fev/21 Mar/21 Abr/21 Mai/21
Indicadores Econômicos (em porcentagem)
ICV DIEESE 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00
IPC-M FGV 0,13 -0,60 0,04 0,49 0,48 0,64 0,77 0,72 1,21 0,41 0,35 0,98 0,44
IPC-DI FGV -0,18 -0,54 0,36 0,49 0,53 0,82 0,65 0,94 1,07 0,27 0,54 1,00 0,23
IPC-10 FGV 0,33 -0,51 -0,33 0,50 0,48 0,46 0,98 0,55 1,27 0,59 0,35 0,72 0,87
IPA-M FGV 1,12 0,59 2,25 3,00 3,74 5,92 4,15 4,26 0,90 3,38 3,28 3,56 1,84
IPA-DI FGV 0,11 1,77 2,22 3,14 5,44 4,38 4,86 3,31 0,68 3,92 3,40 2,59 2,90
IPA-10 FGV 1,52 0,25 2,35 2,54 3,38 5,99 4,06 4,59 2,27 1,60 3,90 3,69 1,79
INCC-M FGV 0,18 0,21 0,32 0,84 0,82 1,15 1,69 1,29 0,88 0,93 1,07 2,00 0,95
INCC-DI FGV 0,22 0,20 0,34 1,17 0,72 1,16 1,73 1,28 0,70 0,89 1,89 1,30 0,90
INCC-10 FGV 0,29 0,19 0,21 0,62 1,01 0,80 1,51 1,51 1,12 0,76 0,98 1,96 1,24
IGP-M FGV 0,80 0,28 1,56 2,23 2,74 4,34 3,23 3,28 0,96 2,58 2,53 2,94 1,51
IGP-DI FGV 0,05 1,07 1,60 2,34 3,87 3,30 3,68 2,64 0,76 2,91 2,71 2,17 2,22
IGP-10 FGV 1,13 0,07 1,55 1,91 2,53 4,34 3,20 3,51 1,97 1,33 2,97 2,99 1,58
IPC FIPE -0,30 -0,24 0,39 0,25 0,78 1,12 1,19 1,03 0,79 0,86 0,23 0,71 0,44
IPCA IBGE -0,31 -0,38 0,26 0,36 0,24 0,64 0,86 0,89 1,35 0,25 0,86 0,93 0,31
INPC IBGE -0,23 -0,25 0,30 0,44 0,36 0,87 0,89 0,95 1,46 0,27 0,82 0,86 0,38
Indicadores Financeiros (em porcentagem)
Selic Bacen 0,28 0,24 0,21 0,19 0,16 0,16 0,16 0,15 0,16 0,15 0,13 0,20 0,21
TJLP Bacen 0,4117 0,4117 0,4117 0,4092 0,4092 0,4092 0,3792 0,3792 0,3792 0,3658 0,3658 0,3658 0,3842 0,3842
CDI Cetip 0,2849 0,2358 0,2123 0,1943 0,1599 0,1570 0,1570 0,1495 0,1645 0,1495 0,1345 0,2011 0,2078
Indicadores diversos (em Reais)
Minimo Federal 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.100,00 1.100,00 1.100,00 1.100,00 1.100,00
Teto INSS Federal 6.101,06 6.101,06 6.101,06 6.101,06 6.101,06 6.101,06 6.101,06 6.101,06 6.101,06 6.433,57 6.433,57 6.433,57 6.433,57 6.433,57
UFESP Sefaz/SP 27,61 27,61 27,61 27,61 27,61 27,61 27,61 27,61 27,61 29,09 29,09 29,09 29,09 29,09
Resumo dos indicadores econômicos e financeiros
Indicador Órgão Jan/21 Fev/21 Mar/21 Abr/21 Mai/21
Indicadores Econômicos (em porcentagem)
ICV DIEESE 0,00 0,00 0,00 0,00
IPC-M FGV 0,41 0,35 0,98 0,44
IPC-DI FGV 0,27 0,54 1,00 0,23
IPC-10 FGV 0,59 0,35 0,72 0,87
IPA-M FGV 3,38 3,28 3,56 1,84
IPA-DI FGV 3,92 3,40 2,59 2,90
IPA-10 FGV 1,60 3,90 3,69 1,79
INCC-M FGV 0,93 1,07 2,00 0,95
INCC-DI FGV 0,89 1,89 1,30 0,90
INCC-10 FGV 0,76 0,98 1,96 1,24
IGP-M FGV 2,58 2,53 2,94 1,51
IGP-DI FGV 2,91 2,71 2,17 2,22
IGP-10 FGV 1,33 2,97 2,99 1,58
IPC FIPE 0,86 0,23 0,71 0,44
IPCA IBGE 0,25 0,86 0,93 0,31
INPC IBGE 0,27 0,82 0,86 0,38
Indicadores Financeiros (em porcentagem)
Selic Bacen 0,15 0,13 0,20 0,21
TJLP Bacen 0,3658 0,3658 0,3658 0,3842 0,3842
CDI Cetip 0,1495 0,1345 0,2011 0,2078
Indicadores diversos (em Reais)
Minimo Federal 1.100,00 1.100,00 1.100,00 1.100,00 1.100,00
Teto INSS Federal 6.433,57 6.433,57 6.433,57 6.433,57 6.433,57
UFESP Sefaz/SP 29,09 29,09 29,09 29,09 29,09

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