Logomarca - Valor Consulting Logomarca - Valor Consulting Fale Conosco
Logomarca - Valor Consulting

Faça aqui uma busca em nosso Site:

Redes sociais:

Ergonomia: Equipamentos dos postos de trabalho

1) Pergunta:

A legislação prevê alguma disposição específica quanto aos equipamentos utilizados para o trabalho?

2) Resposta:

Sim.. De acordo com a Norma Regulamentadora 17 (NR-17), que trata de ergonomia, todos os equipamentos que compõem um posto de trabalho devem estar adequados às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado.

Nas atividades que envolvam leitura de documentos para digitação, datilografia ou mecanografia deve:

  1. ser fornecido suporte adequado para documentos que possa ser ajustado proporcionando boa postura, visualização e operação, evitando movimentação freqüente do pescoço e fadiga visual;
  2. ser utilizado documento de fácil legibilidade sempre que possível, sendo vedada a utilização do papel brilhante, ou de qualquer outro tipo que provoque ofuscamento.

Já os equipamentos utilizados no processamento eletrônico de dados com terminais de vídeo devem observar o seguinte (1):

  1. condições de mobilidade suficientes para permitir o ajuste da tela do equipamento à iluminação do ambiente, protegendo-a contra reflexos, e proporcionar corretos ângulos de visibilidade ao trabalhador;
  2. o teclado deve ser independente e ter mobilidade, permitindo ao trabalhador ajustá-lo de acordo com as tarefas a serem executadas;
  3. a tela, o teclado e o suporte para documentos devem ser colocados de maneira que as distâncias olho-tela, olho-teclado e olho-documento sejam aproximadamente iguais;
  4. serem posicionados em superfícies de trabalho com altura ajustável.

Nota Valor Consulting:

(1) Quando os equipamentos de processamento eletrônico de dados com terminais de vídeo forem utilizados eventualmente poderão ser dispensadas essas exigências, observada a natureza das tarefas executadas e levando-se em conta a análise ergonômica do trabalho.

Base Legal: Item 17.4 e subitens da NR-17 (Checado pela Valor Consulting em 04/03/18).
Informações Adicionais:

Este material foi escrito no dia 10/09/2017 pela Equipe Técnica da Valor Consulting e está atualizado até a legislação vigente em 04/03/2018 (data da sua última atualização), sujeitando-se, portanto, às mudanças em decorrência das alterações legais.

Não é permitido a utilização dos materiais publicados pela Valor Consulting para fins comerciais, pois os mesmos estão protegidos por direitos autorais. Também não é permitido copiar os artigos, materias e arquivos do Portal Valor Consulting para outro site, sistema ou banco de dados para fins de divulgação em sites, revistas, jornais, etc de terceiros sem a autorização escrita dos proprietários do Portal Valor Consulting.

A utilização para fins exclusivamente educacionais é permitida desde que indicada a fonte:

"Valor Consulting. Ergonomia: Equipamentos dos postos de trabalho (Area: Trabalhista). Disponível em: https://www.valor.srv.br/pergResps/pergRespsIndex.php?idPergResp=6267. - Acesso em: 21/05/2018."