Logomarca - Valor Logomarca - Valor Fale Conosco
Logomarca - Valor

Faça aqui uma busca em nosso Site:

Redes sociais:

Eventos: Formação teórica para menores aprendizes

1) Pergunta:

Somos uma entidade beneficente e realizamos formação teórica para menores aprendizes, que por sua vez realizam a formação prática na empresa onde são contratados. Por uma permissão da legislação, esses nossos aprendizes não são registrados nas empresas que trabalham, são registrados em nosso nome. Devo cadastrá-los normalmente como aprendizes no eSocial? E as empresas onde eles efetivamente trabalham, que precisam cumprir a cota de aprendizes, tem algum lugar no eSocial onde elas consigam esclarecer isso? Ou seja, que seus aprendizes obrigatórios estão registrados numa entidade?

2) Resposta:

As empresas que contratam aprendizes por meio de entidade educativa ou de prática desportiva (art. 430, da CLT) devem informar tal situação no evento S-1005, no campo {contEntEd}, apontando, também, o CNPJ da entidade. Por sua vez, a entidade deve se identificar como tal no evento S-1000, no campo {indEntEd}, além de informar, no evento de admissão dos trabalhadores (S-2200) o grupo [aprend], informando o número de inscrição do empregador para o qual a contratação de aprendiz foi efetivada.

Base Legal: Questão 04.57 do Perguntas Frequentes Empresas - Web Service, constante do Portal do eSocial.
Informações Adicionais:

Este material foi escrito no dia 23/01/2019 pela Equipe Técnica da Valor Consulting e está atualizado até a legislação vigente em 09/11/2019 (data da sua última atualização), sujeitando-se, portanto, às mudanças em decorrência das alterações legais.

Não é permitido a utilização dos materiais publicados pela Valor Consulting para fins comerciais, pois os mesmos estão protegidos por direitos autorais. Também não é permitido copiar os artigos, materias e arquivos do Portal Valor Consulting para outro site, sistema ou banco de dados para fins de divulgação em sites, revistas, jornais, etc de terceiros sem a autorização escrita dos proprietários do Portal Valor Consulting.

A utilização para fins exclusivamente educacionais é permitida desde que indicada a fonte:

"Valor Consulting. Eventos: Formação teórica para menores aprendizes (Area: eSocial - Web Service). Disponível em: https://www.valor.srv.br/pergResps/pergRespsIndex.php?idPergResp=8469. - Acesso em: 17/11/2019."