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Alerta contra golpes envolvendo o nome do Bacen: Dúvidas mais frequentes envolvendo Pix

Postado em: - Área: 01. Alerta de golpes.

1) Pergunta:

Quais são as dúvidas mais frequentes sobre golpes envolvendo o Pix?

2) Resposta:

O Pix é seguro e contempla medidas de segurança, tais como formas de autenticação e criptografia, adotadas na realização de outros meios de pagamento, como TEDs e DOCs. Contudo, como um meio de pagamento, ele pode ser utilizado por golpistas como forma de receber valores ou pagamentos indevidos.

Fique atento às principais modalidades de golpe e confira, abaixo, algumas informações importantes sobre o Pix e algumas dicas do BC.

Informações importantes

7-1 Somente é possível o cadastramento das chaves Pix no ambiente da sua instituição

O cadastramento das chaves somente é realizado em ambiente logado no aplicativo ou site da sua instituição de relacionamento, o mesmo que já é utilizado para as demais transações financeiras, como consultar saldo, fazer transferências ou tomar dinheiro emprestado. Assim, não instale aplicativos desconhecidos nem acesse links ou sites diferentes para realizar o cadastramento.

No ambiente logado da sua instituição, o cadastramento das chaves requer o consentimento do cliente e para cadastrar a chave Pix é feita uma validação em duas etapas. O cadastro do número de celular ou do e-mail como chave Pix depende da confirmação por meio de um código que será enviado, por exemplo, por SMS ou para o e-mail informado. Já o CPF/CNPJ só pode ser usado como chave se estiver vinculado à conta, informação necessária no momento de sua abertura, comprovada por meio de documento.

Informamos, ainda, que não há sites ou aplicativos do Banco Central ou do Pix criados exclusivamente para cadastramento das chaves, nem para a realização das transações Pix.

Se você ainda tem dúvidas, procure se informar através do site da sua instituição de relacionamento. Não há prazo para o cadastramento das chaves, começou em 05/10 e estará sempre disponível.


7-2. Não é possível a utilização da chave Pix para sacar dinheiro da conta do titular

A chave serve exclusivamente para facilitar a identificação do recebedor, ou seja, do destinatário da transação, facilitando a experiência do pagamento, dado que reduz a quantidade de informações que têm que ser inseridas pelo pagador para identificar o beneficiário da operação.

Atenção: Só realize transações em ambientes logados. Para usar o Pix o usuário deve ter os mesmos cuidados de outros meios eletrônicos, ou seja, não compartilhe senha ou dados pessoais e tenha cuidado com links não solicitados que chegam por e-mail.

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Dicas

7-1. Acesse o Pix somente no ambiente da sua instituição

O acesso ao Pix ocorre exclusivamente pelos canais de atendimento das instituições financeiras e de pagamento (celular, internet banking, agências, caixas eletrônicos) ou nos correspondentes bancários, como lotéricas, por exemplo. O Pix é um meio de pagamento disponibilizado por esses prestadores de serviço. Para evitar golpes, tenha a certeza de que está acessando um dos canais autorizados pelo seu banco ou instituição. Não acesse links de sites falsos.


7-2. Confira o destinatário do Pix na tela de confirmação

No início de um pagamento pelo Pix, ao incluir a chave, os dados da conta, ou fazer a leitura do QR Code, o app da sua instituição indica, na tela de confirmação da operação, as informações do recebedor (nome da instituição, nome do recebedor, parte do CPF ou o CNPJ). Confira se os dados batem com o da pessoa ou empresa a quem você quer transferir o recurso ou efetuar o pagamento. Caso os dados não batam, é importante que busque a informação correta com o destinatário, para que confirme os dados, efetue sua operação com sucesso e evite golpes ou pagamentos para o destinatário incorreto.


7-3. Confirme se a solicitação de dinheiro por parente ou amigo via app de mensagens é verdadeira

Nunca transfira dinheiro a pedido de amigos ou parentes em função de mensagens suspeitas em aplicativos de mensagens (como whatsapp e telegram), principalmente para conta de outras pessoas. O ideal é telefonar antes para a pessoa para confirmar se ela realmente fez o pedido.

Base Legal: Questão 6 do capítulo "Alerta contra golpes envolvendo o nome do Banco Central e de instituições financeiras", do grupo "Alerta de golpes", do Perguntas Frequentes do Bacen (Checado pela Valor em 05/07/21).

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