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CBO nº 1423-50 (profissonal de relações internacionais):

Responsável: SEPRT do Ministério da Economia.

Grade grupo:

1: Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes

SubGrupo principal:

14: Gerentes

SubGrupo:

142: Gerentes de áreas de apoio

Família:

1423: Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Ocupação:

1423-50: Profissonal de relações internacionais

Sinônimos:

Código Sinômino
1423-50 Analista de mercado internacional
1423-50 Analista de relações internacionais
1423-50 Gestor de negócios internacionais
1423-50 Gestor de projetos internacionais
1423-50 Internacionalista

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Atividades inerentes à ocupação:

Grade A (elaborar plano estratégico das áreas de negócios e /ourelacionamentos): analisar cenários; analisar contexto; analisar fatores econômico-financeiros; analisar fatores políticos e sociais; analisar tendências do mercado; detectar expectativas e necessidades; elaborar orçamentos; elaborar planejamento estratégico para gerenciamento de crises no cenário internacional; elaborar políticas de internacionalização de organizações privadas e públicas; elaborar projetos com interface internacional; elaborar recomendações de ações e soluções; estabelecer metas e indicadores de desempenho; estabelecer políticas de internacionalização de organizações privadas e públicas; identificar necessidade de recursos; monitorar tendências internacionais; participar de políticas e procedimentos de comunicação; pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos; pesquisar mercado; planejar ações para promoção da imagem institucional; planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários); planejar missões internacionais; planejar racionalização do uso de recursos; prospectar parcerias; revisar planos; sugerir eventos ( feiras, convenções , congressos, seminários); sugerir políticas e procedimentos de comunicação;

Grade B (implementar atividades de negócios e relacionamentos): acompanhar a implementação de campanhas institucionais e /ou publicitárias; analisar a demanda regulatória do interessado; analisar demanda do cliente; assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing; contratar serviços de terceiros; implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo); negociar com clientes; negociar com partes interessadas; organizar missões internacionais; realizar ações para ampliação de participação no mercado; realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários); recomendar doações e/ou patrocínios; relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros; subsidiar desenvolvimento de novos produtos;

Grade C (implantar ações de relações públicas e ouvidoria): administrar conflitos entre partes; analisar demanda reclamatória; checar informações para divulgação; cobrar ações; dar retorno aos públicos (feed-back); encaminhar solicitações aos responsáveis; estabelecer diálogo; mediar conflitos; monitorar mídias; participar da elaboração de projetos educacionais; realizar escuta ativa; sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;

Grade D (coordenar atividades de negócios e relacionamentos): acompanhar atuação da concorrência; acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública); coordenar projetos com interface internacional; monitorar contratos; monitorar metas e indicadores de desempenho; monitorar participação da empresa e de produtos no mercado; monitorar relacionamento com clientes internos e externos e/ou partes interessadas;

Grade E (assessorar diretoria e setores da organização): assessorar a comunicação para governos, organismos internacionais ou empresas privadas; assessorar diretoria e setores na participação em eventos; assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização; atender a auditoria interna e externa; avaliar alternativas de soluções; dar suporte na elaboração das metas orçamentárias; dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização; elaborar relatórios; realizar estudo de viabilidade; redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos; representar empresa e/ou organização publicamente;

Grade F (administrar recursos materiais e financeiros): captar recursos; otimizar custos e recursos;

Grade G (gerenciar recursos humanos): avaliar desempenho; cobrar resultados da equipe; definir perfis profissionais; delegar atribuições; detectar necessidades de capacitação profissional; dimensionar equipe; entrevistar candidatos; examinar currículos; gerenciar equipes; identificar necessidade de contratação de pessoal;

Grade H (atuar em processo de decisão politica): analisar impacto normativo; analisar risco de conjuntura política e socioeconômica; analisar risco político , reputacional, econômico e técnico; analisar risco regulatório/normativo; defender os interesses do representado no processo decisório; elaborar estratégia de internacionalização; elaborar estratégia de relações governamentais; elaborar peças e documentos para fundamentar defesa; elaborar perfil de tomador de decisão, influenciadores e interessados; elaborar perfis (parlamentares e autoridades); elaborar perfis de autoridades e investidores internacionais; estabelecer estratégia de internacionalização; estabelecer estratégia de relação governamental; estabelecer políticas de internacionalização de entidades subnacionais; facilitar o diálogo entre as partes; gerir riscos regulatórios/ normativos; informar ao interessado a agenda de trabalho dos órgãos envolvidos; mapear processo de decisão; monitorar ações governamentais ( executivo, legislativo e judiciário)com potencial impacto setorial e institucional; organizar agenda de reuniões e de trabalho dos órgãos envolvidos no processo de decisão política; participar da formulação de políticas públicas; planejar ação de mitigação de risco regulatório/normativo; solicitar notas técnicas as áreas competentes; sugerir proposições legislativas/normativas;

Grade Z (demonstrar competências pessoais): agir com empatia; demonstrar capacidade de abstração; demonstrar capacidade de negociação; demonstrar capacidade de organização; demonstrar capacidade de raciocínio analítico; demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal; demonstrar capacidade de síntese; demonstrar criatividade; demonstrar flexibilidade; demonstrar habilidades comunicativas; demonstrar visão sistêmica; liderar pessoas; pensar estrategicamente; saber ouvir; tomar decisões; trabalhar em equipe;

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