Logomarca - Valor Consulting
Logomarca - Valor Consulting

Siga nas redes sociais:

Manual de lançamentos contábeis

Resumo:

O Manual de lançamentos contábeis é um produto totalmente gratuito elaborado pela Equipe Técnica da Valor Consulting, que traz os procedimentos para contabilização das principais operações realizadas pelas entidades no Brasil, sendo um guia de consulta rápida para os profissionais que militam na área contábil. Com ele, pretendemos ajudar os profissionais de Contabilidade na padronização de lançamentos contábeis, criar consistência nos históricos dos lançamentos, distinguir débitos e créditos, reconhecer um plano de contas, conhecer a natureza das contas contábeis, entre outros.

Esse manual foi elaborado e é mantido atualizado com as principais normas legais vigentes, principalmente as emitidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Assim, procuramos manter um material de alta confiabilidade e que pode ser utilizado por qualquer profissional que necessite dessas informações.


Aplicações financeiras de renda fixa. (Atualizado em: 17/10/2021)

Estudaremos neste Roteiro de Procedimentos como deverá ser feito os lançamentos contábeis das aplicações financeiras realizadas com títulos de renda fixa, entendido como tal àqueles cuja remuneração ou retorno de capital podem ser dimensionado no momento da aplicação. Esses títulos são classificados em públicos ou privados, conforme a condição da entidade ou empresa que os emite (governo ou empresa).


Sinistro de bens do Ativo Imobilizado. (Atualizado em: 16/10/2021)

Analisaremos no presente Roteiro de Procedimentos como deve ser feito a contabilização do recebimento da indenização de seguro, em decorrência do sinistro de bem do Ativo Imobilizado (ou Ativo Permanente). Aqui, estudaremos desde a baixa do bem sinistrado até a consequente contabilização dos valores apurados com a indenização, bem como do ganho ou da perda de capital apurado com o referido sinistro.


Prêmios de seguro. (Atualizado em: 14/10/2021)

Analisaremos no presente Roteiro de Procedimentos como deve ser feito a contabilização dos prêmios de seguro pagos pelas empresas brasileiras às empresas seguradoras, entendido como tal a soma em dinheiro, paga pelo segurado ao segurador, para que este assuma a responsabilidade de um determinado risco.


Empréstimo com juros pré-fixados. (Atualizado em: 14/10/2021)

Demonstraremos no presente Roteiro de Procedimentos como contabilizar a operação de empréstimos bancários quando os juros ajustados foram contratualmente pré-fixados.

Entende-se como pré-fixados, os juros previamente definidos que permitem que o contratante conheça, na data da celebração do contrato, o valor exato de todas as parcelas a pagar. Esses juros serão mantidos por todo o contrato.


Importação de bens para o Ativo Imobilizado. (Atualizado em: 13/10/2021)

Analisaremos no presente Roteiro de Procedimentos como deverá ser a contabilização de bens do Ativo Imobilizado (AI) adquiridos no exterior, analisaremos desde a formação do custo contábil do bem até a contabilização dos tributos recuperáveis incidentes na operação. Para tanto, utilizaremos como base de estudo as normas emanadas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), bem como diversas outras normas (ou Leis) citadas ao longo do trabalho.


Quotas em tesouraria. (Atualizado em: 13/10/2021)

Analisaremos no presente Roteiro os procedimentos contábeis que as sociedades limitadas deverão observar quando da aquisição de quotas para permanência em tesouraria. Para Tanto, utilizaremos como base o Código Civil (CC/2002), aprovado pela Lei nº 12.406/2002 e no que for necessário a Lei das S/As, aprovado pela Lei 6.404/1976.


Franquia: Aspectos contábeis. (Atualizado em: 11/10/2021)

Analisaremos no presente Roteiro de Procedimentos os aspectos contábeis da franquia empresarial, também denominada franchising. Veremos como contabilizar a aquisição de franquia por prazo determinado e indeterminado, bem como os pagamentos efetuados a título de royalties e fundo de publicidade.

Royalties é a remuneração periódica paga pelo franqueado pelo uso da marca e serviços prestados pelo franqueador. Já o fundo de publicidade é o montante referente às taxas de publicidade pagas pelos franqueados e pelas unidades próprias dos franqueadores e que deve ser utilizado para ações de marketing que beneficiem toda a rede.


Brindes e presentes de final de ano. (Atualizado em: 06/10/2021)

Analisaremos no presente Roteiro de Procedimentos o tratamento contábil que deve ser observado quando da distribuição de brindes à colaboradores e terceiros quem mantenham vínculo com a empresa. Veremos como contabilizar às mercadorias adquiridas para distribuição, bem como a Nota Fiscal de distribuição dos brindes.


Duplicatas Descontadas. (Atualizado em: 30/09/2021)

Visando suprir seu capital de giro, é comum as empresas efetuarem o desconto de duplicatas que tenham a receber em instituições financeiras, objetivando, desta forma, angariar recursos financeiros a serem utilizados em suas atividades operacionais e/ou de investimentos.

Estudaremos neste Roteiro de Procedimentos como deverá ser feito os lançamentos contábeis da operação de desconto de duplicatas, tendo em vista o Pronunciamento Técnico CPC 48 - Instrumentos Financeiros, além das regras de contabilização da operação antes do advento desse Pronunciamento.


Provisão para créditos de liquidação duvidosa. (Atualizado em: 26/09/2021)

Analisaremos no presente Roteiro de Procedimentos como deverá ser feito o lançamento contábil da constituição da "provisão para créditos de liquidação duvidosa", bem como de sua baixa e reversão do saldo não utilizado dessa mesma provisão.


Primeira
1
2
3
4
5
6
Última