O Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) é recolhido pelos prestadores de serviços aos cofres municipais e incide sobre os mais diversos serviços, desde serviços de saúde, como médicos e dentistas, passando por serviços gráficos, de informática, até de transporte e construção.
Nesta seção analisaremos diversos temas relacionados ao mencionado imposto... Até o momento temos as seguinte publicações já postadas:
Analisaremos no presente Roteiro de Procedimentos todas as regras a serem observadas pelos Municípios e pelo Distrito Federal para instituição do Imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISSQN ou ISS), com fundamento na Lei Complementar nº 116/2003. Este Roteiro também visa ajudar os contribuintes (nossos leitores) a entender as regras gerais que cerceiam esse imposto.
Vale mencionar que este Roteiro está atualizado, inclusive, com as disposições trazidas pela Lei Complementar nº 175/2020, que dispõe sobre o padrão nacional de obrigação acessória do ISSQN e prevê regras para a partilha do imposto entre o Município do estabelecimento prestador e o Município de domicílio do tomador, relativamente aos serviços de planos de saúde, planos de atendimento e assistência médico-veterinária, administração de fundos, consórcios, cartões de crédito e débito e arrendamento mercantil.