Logomarca - Valor Consulting
Logomarca - Valor Consulting

Siga nas redes sociais:

Normas Brasileira de Contabilidade (NBC)

Resumo:

As Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC) são um conjunto de regras e procedimentos de conduta que devem ser observados como requisitos para o exercício da profissão contábil, bem como os conceitos doutrinários, princípios, estrutura técnica e procedimentos a serem aplicados na realização dos trabalhos previstos nas normas aprovadas por Resolução emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

As NBC editadas pelo CFC devem seguir os mesmos padrões de elaboração e estilo utilizados nas normas internacionais e compreendem as Normas propriamente ditas, as Interpretações Técnicas e os Comunicados Técnicos. Assim, podemos classificar as NBC em: (a) Profissionais - NBC P e; (b) Técnicas - NBC - T.

Nesta seção do Portal Valor Consulting estamos disponibilizando todas as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC) publicadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).


Norma Brasileira de Contabilidade: NBC PG 300 (R1) - Contadores que prestam serviços (contadores externos). (Atualizado em: 08/06/2021)

Íntegra da Norma Brasileira de Contabilidade (NBC) PG 300 (R1) - Contadores que prestam serviços (contadores externos).


Norma Brasileira de Contabilidade: NBC TP (R1) 01 - Perícia contábil. (Atualizado em: 07/06/2021)

Íntegra da Norma Brasileira de Contabilidade (NBC) TP 01 (R1) - Perícia contábil. Vale mencionar que o objetivo dessa norma é estabelecer diretrizes e procedimentos técnico-científicos a serem observados pelo perito, quando da realização de perícia contábil, tanto no âmbito judicial como extrajudicial.


Norma Brasileira de Contabilidade: NBC PG 01 - Código de Ética Profissional do Contador. (Atualizado em: 07/06/2021)

Íntegra da NBC PG 01 - Código de Ética Profissional do Contador. Referida norma tem por objetivo fixar a conduta do contador, quando no exercício da sua atividade e nos assuntos relacionados à profissão e à classe.


Norma Brasileira de Contabilidade: NBC TI 01 - Da auditoria interna. (Atualizado em: 06/06/2021)

Íntegra da Norma Brasileira de Contabilidade (NBC) TI 01 - Da auditoria interna.


Norma Brasileira de Contabilidade: CTR 01 (R1) - Relatório de revisão sobre as informações trimestrais. (Atualizado em: 06/06/2021)

Íntegra da Norma Brasileira de Contabilidade CTR 01 (R1) - Relatório de revisão sobre as informações trimestrais (ITR).

Registra-se que o presente Comunicado Técnico tem por objetivo orientar os auditores independentes na emissão de relatório de revisão das Informações Trimestrais (ITR), a partir de 2011, para atendimento às normas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).


Norma Brasileira de Contabilidade: CTO 04 (R1) - Trabalho de asseguração razoável sobre a estrutura de controles internos de operações de cessão de crédito. (Atualizado em: 03/06/2021)

Íntegra da Norma Brasileira de Contabilidade CTO 04 (R1) - Trabalho de asseguração razoável sobre a estrutura de controles internos de operações de cessão de crédito.


Interpretação Técnica Geral: ITG 19 - Tributos. (Atualizado em: 03/06/2021)

Íntegra da Interpretação Técnica Geral (ITG) 19 - Tributos. Registra-se que esta Interpretação trata da contabilização de obrigação de pagar um tributo se essa obrigação estiver no alcance da NBC TG 25, bem como da contabilização de obrigação de pagar tributo cuja época e valor sejam certos.


Interpretação Técnica Geral: ITG 18 - Custos de remoção de estéril de mina de superfície na fase de produção. (Atualizado em: 01/06/2021)

Íntegra da Interpretação Técnica Geral (ITG) 18 - Custos de remoção de estéril de mina de superfície na fase de produção. Registra-se que esta Interpretação deve ser aplicada aos custos de remoção de estéril, incorridos em mina de superfície durante a fase de produção da mina.


Interpretação Técnica Geral: ITG 16 (R2) - Extinção de passivos financeiros com instrumentos patrimoniais. (Atualizado em: 01/06/2021)

Íntegra da Interpretação Técnica Geral (ITG) 16 (R2) - Extinção de passivos financeiros com instrumentos patrimoniais. Lembramos que esta Interpretação trata da contabilização por uma entidade quando as condições de um passivo financeiro são renegociadas e resultam na emissão de instrumentos patrimoniais da entidade ao seu credor para a extinção total ou parcial do passivo financeiro. Esta Interpretação não trata da contabilização por parte do credor.


Interpretação Técnica Geral: ITG 13 (R2) - Direitos a participações decorrentes de fundos de desativação, restauração e reabilitação ambiental. (Atualizado em: 31/05/2021)

Íntegra da Interpretação Técnica Geral (ITG) 13 (R2) - Direitos a participações decorrentes de fundos de desativação, restauração e reabilitação ambiental.

Registra-se que a finalidade dos fundos de desativação, restauração e reabilitação ambiental, doravante referidos como "fundos de desativação" ou "fundos", é segregar ativos para custear alguns ou todos os custos de desativação de fábricas (como usina nuclear) ou determinados equipamentos (como veículos) ou de reabilitação ambiental (como despoluição de águas ou restauração de terreno contaminado), referidos conjuntamente como "desativação".


Primeira
1
2
3
Última