Normas Brasileira de Contabilidade (NBC)

Resumo:

As Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC) são um conjunto de regras e procedimentos de conduta que devem ser observados como requisitos para o exercício da profissão contábil, bem como os conceitos doutrinários, princípios, estrutura técnica e procedimentos a serem aplicados na realização dos trabalhos previstos nas normas aprovadas por Resolução emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

As NBC editadas pelo CFC devem seguir os mesmos padrões de elaboração e estilo utilizados nas normas internacionais e compreendem as Normas propriamente ditas, as Interpretações Técnicas e os Comunicados Técnicos. Assim, podemos classificar as NBC em: (a) Profissionais - NBC P e; (b) Técnicas - NBC - T.

Nesta seção do Portal Valor Consulting estamos disponibilizando todas as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC) publicadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).


Norma Brasileira de Contabilidade: NBC TG 23 (R2) - Políticas contábeis, mudança de estimativa e retificação de erro. (Atualizado em: 10/07/2022)

Íntegra da Norma Brasileira de Contabilidade: NBC TG 23 (R2) - Políticas contábeis, mudança de estimativa e retificação de erro. Vale mencionar que o objetivo desta Norma é definir critérios para a seleção e a mudança de políticas contábeis, juntamente com o tratamento contábil e a divulgação de mudança nas políticas contábeis, a mudança nas estimativas contábeis e a retificação de erro.

A Norma tem como objetivo melhorar a relevância e a confiabilidade das demonstrações contábeis da entidade, bem como permitir sua comparabilidade ao longo do tempo com as demonstrações contábeis de outras entidades.


Norma Brasileira de Contabilidade: NBC TG 1002 - Contabilidade para microentidades. (Atualizado em: 29/06/2022)

Íntegra da Norma Brasileira de Contabilidade: NBC TG 1002 - Contabilidade para microentidades. Vale mencionar que são consideradas microentidades, para fins da mencionada Norma, as organizações com finalidade de lucros, com receita bruta até R$4.800.000,00 (quatro milhões e oitocentos mil reais) por ano.


Norma Brasileira de Contabilidade: CTO 04 (R1) - Trabalho de asseguração razoável sobre a estrutura de controles internos de operações de cessão de crédito. (Atualizado em: 08/02/2022)

Íntegra da Norma Brasileira de Contabilidade CTO 04 (R1) - Trabalho de asseguração razoável sobre a estrutura de controles internos de operações de cessão de crédito.


Norma Brasileira de Contabilidade: CTR 01 (R1) - Relatório de revisão sobre as informações trimestrais. (Atualizado em: 08/02/2022)

Íntegra da Norma Brasileira de Contabilidade CTR 01 (R1) - Relatório de revisão sobre as informações trimestrais (ITR).

Registra-se que o presente Comunicado Técnico tem por objetivo orientar os auditores independentes na emissão de relatório de revisão das Informações Trimestrais (ITR), a partir de 2011, para atendimento às normas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).


Norma Brasileira de Contabilidade: CTG 09 - Relato Integrado. (Atualizado em: 08/02/2022)

Íntegra da Norma Brasileira de Contabilidade CTG 09 - Relato Integrado. Vale mencionar que esta Orientação descreve a visão de longo prazo de um mundo em que o pensamento integrado está enraizado nas principais práticas de negócios dos setores público e privado, facilitado pelo Relato Integrado como padrão para relatórios corporativos. O ciclo de pensamento e relato integrado, que levam à alocação eficiente e produtiva de capital, funciona como força para conferir estabilidade financeira e sustentabilidade.

Conceitualmente, o Relato Integrado é um relato conciso sobre como a estratégia, a governança, o desempenho e as perspectivas da organização, no contexto de seu ambiente externo, levam à geração de valor a curto, médio e longo prazos.


Norma Brasileira de Contabilidade: CTR 04 - Relatório de revisão sobre as informações trimestrais (ITR) elaboradas por entidade de incorporação imobiliária. (Atualizado em: 08/02/2022)

Íntegra da Norma Brasileira de Contabilidade CTR 04 - Relatório de revisão sobre as informações trimestrais (ITR) elaboradas por entidade de incorporação imobiliária.

Registra-se o mencionado Comunicado Técnico tem por objetivo orientar os auditores independentes na emissão de relatórios de revisão sobre Informações Trimestrais (ITR) elaboradas por entidades de incorporação imobiliária registradas na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), para os trimestres encerrados após 31 de dezembro de 2018.


Norma Brasileira de Contabilidade: NBC TP (R1) 01 - Perícia contábil. (Atualizado em: 07/02/2022)

Íntegra da Norma Brasileira de Contabilidade (NBC) TP 01 (R1) - Perícia contábil. Vale mencionar que o objetivo dessa norma é estabelecer diretrizes e procedimentos técnico-científicos a serem observados pelo perito, quando da realização de perícia contábil, tanto no âmbito judicial como extrajudicial.


Norma Brasileira de Contabilidade: NBC TI 01 - Da auditoria interna. (Atualizado em: 07/02/2022)

Íntegra da Norma Brasileira de Contabilidade (NBC) TI 01 - Da auditoria interna.


Norma Brasileira de Contabilidade: NBC PP 02 - Exame de qualificação técnica para perito contábil. (Atualizado em: 07/02/2022)

Íntegra da Norma Brasileira de Contabilidade (NBC) PP 02 - Exame de qualificação técnica para perito contábil.

Interessante observar que o Exame de Qualificação Técnica (EQT) para perito contábil tem por objetivo aferir o nível de conhecimento e a competência técnico-profissional necessários ao contador que pretende atuar na atividade de perícia contábil.


Norma Brasileira de Contabilidade: NBC PP 01 (R1) - Perito contábil. (Atualizado em: 07/02/2022)

Íntegra da Norma Brasileira de Contabilidade (NBC) PP 01 (R1) - Perito contábil, estabelece diretrizes inerentes à atuação do contador na condição de perito.


Primeira
1
2
3
Última