Logomarca - Valor Consulting Logomarca - Valor Consulting Fale Conosco
Logomarca - Valor Consulting

Faça aqui uma busca em nosso Site:

Redes sociais:

Contabilidade Geral:

No Guia de Contabilidade Geral você encontrará diversas publicações (artigos, manuais, procedimentos, etc.) relacionadas aos principais temas envolvendo a Contabilidade Brasileira. Em nossas publicações procuramos seguir rigorosamente as normas legais e as emanadas pelos orgãos ligados à profissão contábil, principalmente as emitidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).

Dentre os materiais já publicados, destacamos:


DECORE Eletrônica. (Atualizado em: 24/08/2018)

Analisaremos no presente Roteiro de Procedimentos os detalhes sobre a emissão da Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos emitida eletronicamente (DECORE Eletrônica) pelo profissional da Contabilidade no site do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) de cada Estado, bem como, as penalidades a que estão sujeitos esses profissionais quando do descumprimento das normas previstas na legislação que tratam da emissão desse documento. Utilizaremos como base de informação principal a Resolução CFC nº 1.364/2011, que dispõe em nível nacional sobre a DECORE Eletrônica.


Plano de Contas Simplificado para PME. (Atualizado em: 10/08/2018)

Estamos apresentando no presente Roteiro de Procedimentos o modelo de Plano de Contas Simplificado divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que pode ser livremente utilizado pela empresa, seja ela industrial, comercial ou de serviços.


Normas éticas aplicáveis aos contadores que prestam serviços (Contadores Externos). (Atualizado em: 08/08/2018)

Analisaremos no presente Roteiro de Procedimentos a NBC PG 200/2014, que descreve como a estrutura conceitual contida na NBC PG 100/2014 (Aplicação Geral aos Profissionais da Contabilidade) se aplica a determinadas situações para contadores que prestam serviços (contadores externos). Veremos, dentre outros assuntos, os seguintes pontos principais: a) aspectos introdutórios; b) nomeação de profissionais; c) conflitos de interesse; d) segunda opinião; e) honorários e outros tipos de remuneração; f) divulgação comercial de serviços profissionais; g) presentes e afins; h) custódia de ativos de clientes; i) objetividade em todos os serviços.


Partes relacionadas. (Atualizado em: 06/08/2018)

Analisaremos no presente Roteiro de procedimentos a "NBC TG 05 - Divulgação sobre Partes Relacionadas", aprovada pela Resolução CFC nº 1.297/2010, cujo objetivo é assegurar que as demonstrações contábeis da entidade contenham as divulgações necessárias para chamar a atenção dos usuários para a possibilidade de o Balanço Patrimonial (BP) e a demonstração do resultado (DRE) da entidade estarem afetados pela existência de partes relacionadas e por transações e saldos, incluindo compromissos, com referidas partes relacionadas.


Responsabilidade dos contadores. (Atualizado em: 18/05/2018)

Analisaremos no presente Roteiro de Procedimentos quais são as responsabilidades impostas aos contadores no exercício de sua profissão. Veremos desde o caso da responsabilidade solidária até os casos tipificados pela legislação penal como crime. Esperamos que esse material traga mais tranquilidade e menos preocupação aos nossos amigos de profissão, pois cientes dos limites legais saberão "onde estão pisando" quando for-lhes compelidos a exercer atividades irregulares ou até mesmo criminosas.


Perícia contábil: Objetivos, execução, procedimentos e planejamento. (Atualizado em: 08/05/2018)

Analisaremos no presente Roteiro de Procedimentos os aspectos gerais que envolvem os objetivos, a execução, os procedimentos e o planejamento da perícia contábil, com fundamento na NBC TP 01 - Perícia Contábil.

Registra-se que é a NBC TP 01 - Perícia Contábil que atualmente estabelece as regras e procedimentos técnico-científicos a serem observados pelo perito, quando da realização de perícia contábil, no âmbito judicial, extrajudicial, mediante o esclarecimento dos aspectos e dos fatos do litígio por meio de exame, vistoria, indagação, investigação, arbitramento, mensuração, avaliação e certificação.


Profissão Contábil: Práticas vedadas ao contabilista. (Atualizado em: 01/05/2018)

Veremos neste roteiro quais são as vedações que o contabilista devem observar no desempenho de suas funções que estão presentes no CEPC, aprovado pela Resolução CFC nº 803/1996, alterada pela Resolução CFC nº 1.307/2010.


Balanço Patrimonial - Estrutura e conteúdo. (Atualizado em: 10/04/2018)

Trataremos no presente Roteiro de Procedimentos sobre a identificação das demonstrações contábeis e sobre a estrutura e conteúdo do Balanço Patrimonial (BP), tendo por base o Pronunciamento Técnico CPC 26 (R1) que trata das apresentação das demonstrações financeiras.


Balanço Patrimonial - Aspectos gerais. (Atualizado em: 10/04/2018)

Analisaremos no presente Roteiro de Procedimentos a demonstração financeira denominada Balanço Patrimonial, para tanto, utilizaremos como base de estudo a Lei nº 6.404/1976 e o Pronunciamento Conceitual Básico (R1), que nos trás a estrutura conceitual para elaboração e divulgação de relatório contábil-financeiro.


Ativo Intangível: 3. Reconhecimento e mensuração. (Atualizado em: 28/03/2018)

Veremos no presente Roteiro alguns comentários sobre o reconhecimento e a mensuração dos Ativos Intangíveis. Para tanto, utilizaremos como base as orientações contidas no Pronunciamento Técnico CPC 04 (R1), aprovado pela Deliberação CVM nº 644/2010 e pela Resolução CFC nº 1.303/2010 (NBC TG 04 - Ativo Intangível), as quais são aplicáveis aos exercícios encerrados a partir de dezembro de 2010 e às Demonstrações Financeiras de 2009 a serem divulgadas em conjunto com as demonstrações de 2010 para fins de comparação.


Ativo Intangível: 2. Vida Útil e Divulgação. (Atualizado em: 28/03/2018)

Veremos no presente Roteiro como deve ser aferida a vida útil dos Ativos Intangíveis e das regras para divulgação de informações relativas às suas respectivas classes. Para tanto, utilizaremos como base as orientações contidas no Pronunciamento Técnico CPC 04 (R1), aprovado pela Deliberação CVM nº 644/2010 e pela Resolução CFC nº 1.303/2010 (NBC TG 04 - Ativo Intangível).


Ativo Intangível: 1. Noções Gerais. (Atualizado em: 28/03/2018)

Veremos no presente Roteiro as noções gerais sobre o subgrupo Intangível. Para tanto, utilizaremos como base as orientações contidas no Pronunciamento Técnico CPC 04 (R1), aprovado pela Deliberação CVM nº 644/2010 e pela Resolução CFC nº 1.303/2010 (NBC TG 04 - Ativo Intangível), as quais são aplicáveis aos exercícios encerrados a partir de dezembro de 2010 e às Demonstrações Financeiras de 2009 a serem divulgadas em conjunto com as demonstrações de 2010 para fins de comparação.


Exame de Suficiência. (Atualizado em: 14/03/2018)

Veremos neste Roteiro de Procedimentos às regras que envolvem o Exame de Suficiência. Veremos desde o conceito e objetivo do referido exame até o prazo para requerimento do registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade (CRC), passando por outros temas não menos importantes. Utilizaremos como base de estudo a Resolução CFC nº 1.486/2015 (DOU de 22/05/2015) que regulamenta em nível nacional o Exame de Suficiência.


Demonstração de Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL). (Atualizado em: 11/03/2018)

Veremos neste Roteiro de Procedimentos as principais regras para elaboração e divulgação da Demonstração de Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL). Para tanto, utilizaremos como base de estudo a Lei nº 6.404/1976 (Leis das S/As), bem como outras normas citadas ao longo do trabalho.


Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). (Atualizado em: 21/02/2018)

Veremos neste Roteiro de Procedimentos as principais regras para elaboração e divulgação da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). Para tanto, utilizaremos como base de estudo a Lei nº 6.404/1976 (Leis das S/As), bem como outras normas citadas ao longo do trabalho.


Demonstrações financeiras obrigatórias. (Atualizado em: 11/02/2018)

Veremos neste Roteiro de Procedimentos quais são as Demonstrações Financeiras obrigatórias perante as legislações tributária, comercial, societária e nas Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC). Procuraremos, também, dar ao nosso leitor uma pequena explicação do significado de cada uma das demonstrações citadas no decorrer do presente trabalho.


Glossário de termos: Contabilidade para pequenas e médias empresas. (Atualizado em: 11/02/2018)

No presente trabalho estamos apresentando para nossos leitores o glossário de termos constante do CPC PME - Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas com Glossário de Termos expedido pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e aprovado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) através da NBC TG 1000 (R1).


Formalidades da escrituração contábil em forma digital para fins de atendimento ao Sped. (Atualizado em: 03/01/2018)

No presente Roteiro analisaremos os procedimentos técnicos e demais formalidades a serem observados pelos profissionais de Contabilidade quando da realização da escrituração contábil em forma digital. Para tanto, utilizaremos como fundamento a Resolução CFC nº 1.299/2010 do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) veio aprovar o Comunicado Técnico CTG 2001 (R3).


ICMS recolhido por Estimativa. (Atualizado em: 01/12/2017)

Analisaremos no presente Roteiro de Procedimentos os critérios para contabilização do ICMS recolhido (ou pago) por estimativa, bem como os ajustes a serem efetuados na contabilidade por ocasião do confronto entre o valor do imposto efetivamente devido e aquele recolhido sob o Regime de Estimativa. Para tanto, utilizaremos como base a Lei Complementar nº 87/1996, bem como o Regulamento do ICMS (RICMS/2000-SP), aprovado pelo Decreto nº 45.490/2000.


Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). (Atualizado em: 20/11/2017)

Analisaremos no presente Roteiro de Procedimentos todas as disposições trazidas pela Resolução CFC nº 1.530/2017 (DOU de 28/09/2017), que dispõe sobre os procedimentos a serem observados pelos profissionais e organizações contábeis para cumprimento das obrigações previstas na Lei nº 9.613/1998 (DOU de 04/03/1998) e alterações posteriores.


Processualística contábil: Processo de fiscalização. (Atualizado em: 19/11/2017)

Analisaremos no Roteiro de Procedimentos as disposições contidas no Título I do Livro II da Resolução CFC nº 1.309/2010 que trata especificamente do processo de fiscalização. Estudaremos desde as questões sobre a formalização do início do processo de fiscalização até as questões relacionadas a extinção do processo.


Formalidades da escrituração contábil digital. (Atualizado em: 19/09/2017)

Discorreremos no presente Roteiro de Procedimentos sobre o Comunicado Técnico CTG 2001 (R3), aprovado pela Resolução CFC nº 1.299/2010, que define as formalidades da escrituração contábil em forma digital para fins de atendimento ao Sistema Público de Escrituração Digital (Sped).


Demonstração do Resultado Abrangente - DRA. (Atualizado em: 08/09/2017)

Analisaremos no presente Roteiro de Procedimentos as principais regras para elaboração e divulgação da Demonstração do Resultado Abrangente (DRA). Para tanto, utilizaremos como base de estudo o Pronunciamento Técnico CPC 26 (R1) - Apresentação das Demonstrações Contábeis, bem como outras normas citadas ao longo do trabalho. Registra-se que a DRA é obrigatória mesmo não sendo prevista na Lei nº 6.404/1976, tendo em vista a convergência às normas internacionais de contabilidade levada a cabo pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).


Perícia contábil: Modelos de documentos. (Atualizado em: 06/09/2017)

Apresentaremos no presente Roteiro de Procedimentos todos os modelos de exemplificativos de documentos constantes na NBC PP 01 - Perito Contábil. Registra-se que essa norma que atualmente estabelece os critérios inerentes à atuação do contador na condição de perito.


Perícia contábil: Considerações gerais. (Atualizado em: 06/09/2017)

Analisaremos no presente Roteiro de Procedimentos a NBC PP 01 - Perito Contábil, que atualmente estabelece os critérios inerentes à atuação do contador na condição de perito.


Razonetes. (Atualizado em: 28/08/2017)

Veremos no presente Roteiro de Procedimentos o conceito de razonete, bem como um exemplo prático de sua aplicabilidade.


Declaração de Habilitação Profissional (DHP). (Atualizado em: 22/08/2017)

Devido ao fato de a Declaração de Habilitação Profissional (DHP), eletrônica ou não, ter sido substituída pela Certidão de Regularidade Profissional (CRP), excluímos de nosso sistema o artigo intitulado DHP.


Certidão de Regularidade Profissional (CRP). (Atualizado em: 14/08/2017)

O presente Roteiro de Procedimentos tem como objetivo tratar das peculiaridades da Certidão de Regularidade Profissional (CRP), emitida pelos profissionais de contabilidade para comprovar sua regularidade perante o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) de sua jurisdição. Para tanto, utilizaremos como base de estudo a Resolução CFC nº 1.402/2012 que veio, atualmente, regulamentar a emissão desse documento em âmbito nacional.


Perícia contábil: Laudo pericial contábil e parecer técnico-contábil. (Atualizado em: 30/03/2017)

Analisaremos no presente Roteiro de Procedimentos as normas para apresentação e elaboração do laudo pericial contábil e parecer técnico-contábil, tendo como fundamento a NBC TP 01 - Perícia Contábil do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).


Amostragem em Auditoria. (Atualizado em: 24/03/2017)

Discorreremos no presente Roteiro de Procedimentos sobre a amostragem em auditoria. Para tanto, utilizaremos como base de estudo a NBC TA 530 - Amostragem em Auditoria, aprovada pela Resolução CFC nº 1.222/2009.


Primeira
1
2
Última