Logomarca - Valor Consulting
Logomarca - Valor Consulting

Siga nas redes sociais:

Contabilidade geral

Resumo:

A contabilidade é uma ciência e técnica que fornece informação útil para o processo de tomada de decisões econômicas. Esta disciplina estuda o patrimônio e apresenta os resultados através de documentos contabilísticos ou financeiros.

As informações geradas pela contabilidade devem propiciar aos seus usuários base segura para as suas decisões, pela compreensão do estado em que se encontra a entidade, seu desempenho, sua evolução, riscos e oportunidades que oferece.

Nesta seção, intitulada de "Contabilidade geral" você encontrará diversas publicações (artigos, manuais, procedimentos, etc.) relacionadas aos principais temas envolvendo a contabilidade brasileira. Em nossas publicações procuramos seguir rigorosamente as normas legais e as emanadas pelos órgãos ligados à profissão contábil, principalmente as emitidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).


Processualística contábil: Processo de fiscalização. (Atualizado em: 19/07/2021)

Analisaremos no Roteiro de Procedimentos as disposições contidas no Título I do Livro II da Resolução CFC nº 1.309/2010 que trata especificamente do processo de fiscalização. Estudaremos desde as questões sobre a formalização do início do processo de fiscalização até as questões relacionadas a extinção do processo.


Carteira de Identidade Profissional do contador e do técnico em contabilidade. (Atualizado em: 11/07/2021)

No presente Roteiro de Procedimentos analisaremos a atual norma do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) que trata da Carteira de Identidade Profissional do contador e do técnico em contabilidade, qual seja, a Resolução CFC nº 1.624/2021. Essa norma trata tanto da carteira física como da digital.


Princípios contábeis: Princípio da oportunidade. (Atualizado em: 08/07/2021)

Com o objetivo de fornecer um pouco de teoria contábil aos nossos leitores, estudaremos neste Roteiro as principais características que envolvem o Princípio da Oportunidade, sobre tudo em seus aspectos práticos. No final faremos uma breve comparação deste princípio com o da Competência.


ICMS recolhido por estimativa. (Atualizado em: 28/06/2021)

Analisaremos no presente Roteiro de Procedimentos os critérios para contabilização do ICMS recolhido (ou pago) por estimativa, bem como os ajustes a serem efetuados na contabilidade por ocasião do confronto entre o valor do imposto efetivamente devido e aquele recolhido sob o Regime de Estimativa. Para tanto, utilizaremos como base a Lei Complementar nº 87/1996, bem como o Regulamento do ICMS (RICMS/2000-SP), aprovado pelo Decreto nº 45.490/2000.


Responsabilidade dos contadores no exercício da profissão. (Atualizado em: 26/06/2021)

Analisaremos no presente Roteiro de Procedimentos quais são as responsabilidades impostas aos contadores no exercício de sua profissão. Veremos desde o caso da responsabilidade solidária até os casos tipificados pela legislação penal como crime. Esperamos que esse material traga mais tranquilidade e menos preocupação aos nossos amigos de profissão, pois cientes dos limites legais saberão "onde estão pisando" quando for-lhes compelidos a exercer atividades irregulares ou até mesmo criminosas.


Formalidades da escrituração contábil em forma digital para fins de atendimento ao Sped. (Atualizado em: 14/06/2021)

No presente Roteiro analisaremos os procedimentos técnicos e demais formalidades a serem observados pelos profissionais de Contabilidade quando da realização da escrituração contábil em forma digital. Para tanto, utilizaremos como fundamento a Resolução CFC nº 1.299/2010 do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) veio aprovar o Comunicado Técnico CTG 2001 (R3).


Análise de demonstrações contábeis: Principais índices e quocientes para análise de Balanço e resultado. (Atualizado em: 10/06/2021)

O presente Roteiro de Procedimentos visa trazer para nossos leitores os principais indicadores (índices ou quocientes) atualmente utilizados nas análises das Demonstrações Contábeis das empresas. Para fins didáticos, e seguindo a maioria das literaturas sobre o tema, dividimos os índices e quocientes nos seguintes grupos: a) quocientes de liquidez; b) quocientes de imobilização; c) quocientes de endividamento; d) quocientes de giro e; e) quocientes de rentabilidade.


Certidão de Regularidade Profissional (CRP). (Atualizado em: 06/06/2021)

O presente Roteiro de Procedimentos tem como objetivo tratar das peculiaridades da Certidão de Regularidade Profissional (CRP), emitida pelos profissionais de contabilidade para comprovar sua regularidade perante o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) de sua jurisdição. Para tanto, utilizaremos como base de estudo a Resolução CFC nº 1.402/2012 que veio, atualmente, regulamentar a emissão desse documento em âmbito nacional.


Modalidades (fórmulas) de lançamento contábil. (Atualizado em: 03/05/2021)

Estudaremos no presente Roteiro de Procedimentos sobre as modalidades, ou fórmulas, de lançamento contábil possíveis de serem realizadas. Basicamente, são 4 (fórmulas) que serão tratadas detalhadamente, inclusive com exemplo prático: 1ª fórmula: uma conta devedora contra uma conta credora; 2ª fórmula: uma conta devedora contra várias credoras; 3ª fórmula: aparecem várias contas debitadas e apenas uma conta creditada; 4ª fórmula: aparecem várias contas debitadas e várias contas creditadas.

Então galera, bora lá e uma ótima leitura!


Reserva de contingências. (Atualizado em: 28/04/2021)

Analisaremos no presente Roteiro de Procedimentos as reservas para contingência, previstas na Lei nº 6.404/1976 (Lei das S/As) e em normas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).


Primeira
1
2
3
4
Última