Logomarca - Valor Consulting Logomarca - Valor Consulting Fale Conosco
Logomarca - Valor Consulting

Faça aqui uma busca em nosso Site:

Redes sociais:

Contabilidade Geral:

No Guia de Contabilidade Geral você encontrará diversas publicações (artigos, manuais, procedimentos, etc.) relacionadas aos principais temas envolvendo a Contabilidade Brasileira. Em nossas publicações procuramos seguir rigorosamente as normas legais e as emanadas pelos orgãos ligados à profissão contábil, principalmente as emitidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).

Dentre os materiais já publicados, destacamos:


Normas éticas aplicáveis aos contadores empregados ou contratados (Contadores Internos). (Atualizado em: 12/03/2017)

Analisaremos no presente Roteiro de Procedimentos a NBC PG 300/2014, que descreve como a estrutura conceitual contida na NBC PG 100/2014 (Aplicação Geral aos Profissionais da Contabilidade) se aplica a determinadas situações para contadores que são empregados ou contratados (contadores internos). Veremos, dentre outros assuntos, os seguintes pontos principais: i) aspectos introdutórios; ii) conflito de interesse; iii) elaboração e comunicação de informações; iv) atuação com competência suficiente; v) interesses financeiros, remuneração e incentivos associados aos relatórios financeiros e tomada de decisão; vi) induzimentos.


Normas éticas aplicáveis aos contadores que prestam serviços (Contadores Externos). (Atualizado em: 09/03/2017)

Analisaremos no presente Roteiro de Procedimentos a NBC PG 200/2014, que descreve como a estrutura conceitual contida na NBC PG 100/2014 (Aplicação Geral aos Profissionais da Contabilidade) se aplica a determinadas situações para contadores que prestam serviços (contadores externos). Veremos, dentre outros assuntos, os seguintes pontos principais: a) aspectos introdutórios; b) nomeação de profissionais; c) conflitos de interesse; d) segunda opinião; e) honorários e outros tipos de remuneração; f) divulgação comercial de serviços profissionais; g) presentes e afins; h) custódia de ativos de clientes; i) objetividade em todos os serviços.


Partes relacionadas. (Atualizado em: 02/11/2016)

Analisaremos no presente Roteiro de procedimentos a "NBC TG 05 - Divulgação sobre Partes Relacionadas", aprovada pela Resolução CFC nº 1.297/2010, cujo objetivo é assegurar que as demonstrações contábeis da entidade contenham as divulgações necessárias para chamar a atenção dos usuários para a possibilidade de o Balanço Patrimonial (BP) e a demonstração do resultado (DRE) da entidade estarem afetados pela existência de partes relacionadas e por transações e saldos, incluindo compromissos, com referidas partes relacionadas.


Princípio da Oportunidade. (Atualizado em: 22/02/2014)

Com o objetivo de fornecer um pouco de teoria contábil aos nossos leitores, estudaremos neste Roteiro as principais características que envolvem o Princípio da Oportunidade, sobre tudo em seus aspectos práticos. No final faremos uma breve comparação deste princípio com o da Competência.


Princípio da Continuidade. (Atualizado em: 21/02/2014)

Com o objetivo de fornecer um pouco de teoria contábil aos nosso leitores, estudaremos neste Roteiro as principais características que envolvem o Princípio da Continuidade, sobre tudo em seus aspectos práticos.


Princípio da Entidade. (Atualizado em: 20/02/2014)

Com o objetivo de fornecer um pouco de teoria contábil aos nossos leitores, estudaremos neste Roteiro as principais características que envolvem o Princípio da Continuidade, sobre tudo em seus aspectos práticos.


Primeira página
1
2
Última página