04. Banco Central e reclamações

Compartilhe o conteúdo:

Resumo:

Estamos disponibilizando nessa área de nosso site perguntas relacionadas ao tema Banco Central e reclamações contra instituições autorizadas, com base nas perguntas publicadas no site do Banco Central do Brasil (Bacen).

Dentre as Perguntas & Respostas já publicados, destacamos:

Relatório de Contas e Relacionamentos em Bancos (CCS): Para que serve. (Atualizado em: 05/10/2022)

Para que serve o Relatório de Contas e Relacionamentos em Bancos (CCS)


Atendimento da solicitação: Envio da documentação solicitada.. (Atualizado em: 03/10/2022)

Como o BC enviará o documento solicitado ou responderá minha demanda via Protocolo Digital?


Envio da Documentação: Os documentos enviados pelo PD são restritos? Quem tem acesso a eles?. (Atualizado em: 03/10/2022)

Os documentos enviados pelo PD são restritos? Quem tem acesso a eles?


Informações Gerais: Conceito de protocolo digital. (Atualizado em: 03/10/2022)

O que é o Protocolo Digital?


Informações Gerais: Realização de cadastro - Obrigatoriedade. (Atualizado em: 03/10/2022)

É necessário realizar algum cadastro para acessar o protocolo e enviar os documentos?


Informações Gerais: Acesso a relatórios financeiros. (Atualizado em: 03/10/2022)

Posso ter acesso a relatórios financeiros sigilosos com a senha do Protocolo Digital?


Informações Gerais: Reclamação contra entidade supervisionada. (Atualizado em: 03/10/2022)

Preciso acessar o Protocolo Digital para pedir informação no BC ou registrar uma reclamação contra entidade supervisionada?


Envio da Documentação: Formato para envio de documentos. (Atualizado em: 03/10/2022)

Em qual formato os documentos podem ser enviados?


Envio da Documentação: Guarda de documentos originais após digitalização. (Atualizado em: 03/10/2022)

Digitalizei os documentos. Preciso guardar os documentos originais?


Envio da Documentação: Assinatura digital. (Atualizado em: 03/10/2022)

Caso opte por assinar digitalmente os documentos, preciso utilizar algum certificado especifico?


Envio da Documentação: Acompanhamento do processo de solicitação. (Atualizado em: 03/10/2022)

Após o envio, é gerado algum número que me permite acompanhar o processo de solicitação?


Envio da Documentação: Canal de atendimento. (Atualizado em: 03/10/2022)

Continuo com dúvidas ou com dificuldades no envio, tem algum canal de atendimento para esclarecimentos?


Reclamações contra instituições autorizadas: Efeitos na justiça do trabalho. (Atualizado em: 03/10/2022)

A reclamação registrada no Banco Central tem os mesmos efeitos de uma ação na justiça?


Reclamações contra instituições autorizadas: Atuação mediadora do Bacen. (Atualizado em: 03/10/2022)

O Banco Central atua como mediador na solução de problemas entre o cidadão e uma instituição financeira?


Reclamações contra instituições autorizadas: Cancelamento. (Atualizado em: 03/10/2022)

Posso cancelar uma reclamação registrada no Banco Central?


Primeira
1
2
3
Última